Notícias

Linha de simuladores de direção veicular oferece diferenciais estruturais e tecnológicos a alunos

26 de abril de 2016

Equipe especializada desenvolveu produto com cunho exclusivamente pedagógico que possibilita imersão em ambiente mais próximo da realidade

por Assessoria de Imprensa Mobilis

Obrigatórios em todo território nacional pela resolução nº 543/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os simuladores de direção veicular têm o propósito de formar, com segurança, condutores mais preparados. A missão, contudo, não depende apenas do candidato, mas também da capacidade do equipamento em reproduzir com exatidão circunstâncias reais.

Especializada em soluções tecnológicas e dedicada a proporcionar uma experiência completa e efetiva aos alunos, a Mobilis lançou uma linha de simuladores que prioriza o aprendizado de qualidade, com possibilidade de prática em um ambiente seguro e que reproduz fatos e incidentes reais de maneira crível. Segundo o gestor de operações da empresa, Lee Richard, esse diferencial está associado ao software educativo, desenvolvido com objetivo didático. “Esse caráter pedagógico envolve desde a avaliação das reações do aluno ao dirigir até o fornecimento de instruções valiosas durante as aulas”, ressalta.

A fixação de conteúdos pelo aluno, por sua vez, é estimulada por um conjunto de fatores que vão da estrutura ao próprio software do produto. Segundo Richard, embora o trajeto percorrido em cada aula seja pré-determinado e conte com uma vasta variação de mapas, há possibilidade de customizar os percursos. “A customização que o software possibilita, ajuda o aluno a se sentir mais confiante nas aulas práticas de rua, pois ele poderá identificar alguns dos cenários já percorridos no simulador. É como ter a mesma aula duas vezes, sendo que, em uma delas, com 100% de segurança”, ilustra.

Para completar a experiência de imersão, a Mobilis também investiu na estrutura do simulador. Compacto e composto por três telas de alta resolução, o equipamento possui opções com e sem teto. “Isso permite ao aluno vivenciar detalhes e sensações de uma experiência prática de condução, o que acontece, por exemplo, quando os ruídos externos são minimizados”, salienta o gestor.

Crédito: Divulgação
030616-Mobilis-Diferenciais
Os cenários customizados são mais um dos recursos que conferem realismo às aulas simuladas.

Conforme explica Richard, o Dolby Surround 5.1 é outro exemplo que ilustra o quanto a dedicação a cada item agrega mais valor à experiência de simulação. O recurso funciona através da distribuição de efeitos sonoros por toda a estrutura do simulador. “Isso causa maior envolvimento de quem está ao volante, que se sente ainda mais inserido no contexto das aulas”, completa.

Pedais, câmbio, volante e banco, entre outras peças, são originais de veículos, composição que somada ao recurso force feedback – resposta imediata do volante aos comandos do condutor – confere mais realismo à simulação. “Outro diferencial é a possibilidade de optar entre os motores 1.0, 1.4 e 1.8. O software Mobilis permite essa variação com todos os detalhes que permeiam a mudança de potência em um carro de passeio de verdade”, conclui Richard.

Rod. João Leopoldo Jacomel, 12475
Sala 33 Pinhais-PR | 83323 410

+55 41 3056-9900

contato@mobilis.com.br